Início Agricultura MAPEAMENTO DAS NASCENTES DOS RIOS É REALIZADO EM PRIMAVERA

MAPEAMENTO DAS NASCENTES DOS RIOS É REALIZADO EM PRIMAVERA

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura de Primavera deram início nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a uma ação de mapeamento e georreferenciamento das nascentes dos rios e riachos na área rural e urbana do município.

O objetivo deste levantamento é realizar estudos sobre as nascentes e desenvolver ações para preservação destes rios e riachos na cidade. Esta ação é uma parceria da prefeitura de Primavera com as Associações de Produtores Rurais da cidade, com o Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, SINTRAF.

“Para analisar o estado de conservação e o uso de recursos hídricos superficiais no município vamos fazer um trabalho na zona urbana e a área rural, e vamos analisa os estados de conservação e ameaças às estas nascentes.” Alerta Leandro Silva, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura.

Ainda de acordo com Leandro Silva, esses estudos servirão de base para elaborar um plano de recuperação de nascentes ameaçadas, incialmente já foram localizadas 12 fontes na área rural de Primavera.

“Primavera possui muitos potenciais, mas também riscos ambientais, que podem e devem ser estudados com o apoio de instituições, sejam elas daqui ou não. A soma de esforços permite efetuar, em menor tempo, com menos recursos e com mais eficiência.” Apresentou Edjane Azevedo, Secretária de Meio Ambiente de Primavera. (P.F.)