Início Saúde SAÚDE DO HOMEM É FOCO DO ENCERRAMENTO DO NOVEMBRO AZUL EM PRIMAVERA

SAÚDE DO HOMEM É FOCO DO ENCERRAMENTO DO NOVEMBRO AZUL EM PRIMAVERA

Compartilhar

Na última quinta-feira, 30 de novembro o Posto de Saúde da Família, da comunidade de Pedra Branca, área rural de Primavera, celebrou o fim das ações do Novembro Azul em Primavera.

O evento reuniu a população masculina da comunidade entorno das palestras e ações educativas sobre os cuidados e prevenção do câncer de próstata e demais cuidados á saúde do homem realizadas sob a coordenação do Clinico Geral, Alexander Tamayo

De acordo com a Enfermeira e diretora do posto, Maria José, popular “Mariinha”, durante o evento também foram feitas solicitação de exames PSA, e de ultrassom da próstata de alguns participantes.

NOVEMBRO AZUL

Após o mês de outubro e o fim da ação Outubro Rosa, outro movimento para alertar a população sobre a importância da conscientização e da prevenção ao câncer se inicia: a campanha Novembro Azul.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Apesar de ser considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos causando metástase.

A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a maior parte da vida. O recomendado é que homens a partir dos 50 anos façam o exame anualmente como forma de prevenção. (P.F.)