Início Educação SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE REALIZAM PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO...

SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE REALIZAM PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Na última quarta-feira, 1º de novembro, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de primavera realizaram um dia de palestras educativas sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam sobre a conscientização e diagnostico dos canceres de mama e de próstata que mais atingem a população por falta de orientação.

Realizada no Clube Municipal de Primavera, o evento contou com a presença dos pais dos alunos da rede municipal e estadual do município, além dos próprios alunos. Na palestra, o Clinico Geral Alexandre Tamayo ressaltou a necessidade com os cuidados na saúde, após os 40 anos de idade, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

“Chegar aos 40 anos com saúde já não é mais um problema para a maioria das pessoas, mas uma coisa é certa: os cuidados devem se intensificar. Os homens a partir dos 40 anos precisam fazer exames capazes de identificar precocemente o câncer de próstata segunda principal causa de morte entre o público masculino. Para que os homens tomem consciência da importância da prevenção foi instituído novembro azul.” Destacou o palestrante.

“Dados do ministério da saúde mostram que cerca de 60 mil mulheres morrem anualmente por algum tipo de câncer. Entre eles o câncer de mama ainda é o mais comum. Caso seja diagnosticado precocemente a chance de cura é superior a 90%. A melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama é o autocuidado.”

Ainda no evento foi apresentado como realizar o autoexame, capaz de identificar nódulos e possíveis alterações que possam levar ao câncer de mama. “Cuide-se prevenção e a melhor solução contra o câncer” finalizou o evento enfermeira Maria José. (P.F>)